domingo, 1 de novembro de 2009

GERAÇÕES INTERATIVAS - FORMAÇÃO DE EMBAIXADORES

DIRETORIA DE ENSINO DE JABOTICABAL PARTICIPA DO EVENTO

No último dia 06 de Outubro, a PCOP de Tecnologia Educacional, Renata Ribeiro, e o Diretor da EE Jardim Souza Lima, de Bebedouro, José Varrichio Júnior participaram de um encontro na Fundação Telefônica, em São Paulo, junto com os representantes de mais 08 escolas estaduais, além de outros de escolas municipais e particulares da cidade de São Paulo, participantes da pesquisa, ocorrida em 2008, sobre o “ GERAÇÕES INTERATIVAS". O objetivo desse encontro era socializar os dados da pesquisa no Brasil e discutir ações de mobilização que poderão ser realizadas em cada escola. Na ocasião foram distribuídos um kit de apoio às ações de multiplicação da temática do uso seguro e responsável das telas digitais (internet, celular, videogame e televisão) para cada escola. Além disso, os participantes receberam orientações para a continuidade das atividades a distância e contaando com o acompanhamento virtual feito pela equipe do EducaRede no Brasil.


Saiba mais sobre o “GERAÇÕES INTERATIVAS”

Gerações Interativas é um projeto internacional, do EducaRede Iberoamericano, que tem como objetivo compartilhar conhecimento sobre o uso que crianças e adolescentes fazem das "telas digitais" (Internet, celular, televisão e videogame). Entre as ações do projeto, estão a publicação A Geração Interativa na Ibero-América, um site - o Foro Generaciones Interactivas - com conteúdos e espaços interativos para estudantes, professores e pais e formação presencial nas escolas que participaram do projeto.

No Brasil, foi elaborado o Caderno do Embaixador, um material de apoio com orientações para o Professor Embaixador – que será o multiplicador das ações de formação sobre o uso das “telas digitais” em sua comunidade escolar. O caderno inclui também um CD-ROM com a íntegra do livro A Geração Interativa na Ibero-América e recursos audiovisuais para serem utilizados nas atividades de formação e mobilização.

Na DER de Jaboticabal, um gestor de cada escola recebeu, através da PCOPtec Renata, formação para que se torne, em sua escola um Professor Embaixador.


Gerações Interativas: compartilhando conhecimento

A publicação Geração Interativa na Ibero-América, lançada em março deste ano pela Fundação Telefônica em parceria com a Universidade de Navarra (Espanha), faz parte de um projeto muito maior. Além da pesquisa que traçou um perfil de crianças e jovens, de 6 a 18 anos, diante das “telas digitais” no Brasil e em outros seis países da América Latina, o Gerações Interativas mantém um site com espaços para reflexão e discussão e realiza oficinas presenciais em escolas que participaram do estudo.

Um dos objetivos do projeto é “compartilhar o conhecimento adquirido com todos os agentes educativos envolvidos: crianças, pais, professores, acadêmicos, pesquisadores, empresas e a sociedade em geral”. No site, estão disponibilizadas orientações elaboradas a partir dos resultados da pesquisa para que estudantes, pais e professores possam utilizar de maneira responsável as quatro “telas digitais”: Internet, celular, televisão e videogame. Há também espaços para que esses três grupos possam trocar experiências e são propostos aos internautas temas para discussão, tais como: “O que você pode fazer para que sua casa seja um lugar tecnologicamente responsável?".
Por enquanto, o site ainda está em espanhol. Mas, para facilitar o acesso dos brasileiros, o EducaRede Brasil, ao longo deste ano, vai traduzir os textos e publicá-los no Portal. A nossa interação – mensagens e relatos – pode ser em português. É mais um projeto internacional do canal EducaRede Iberoamericano, com o objetivo de aproximar internautas de diferentes países e assim ampliar as discussões sobre uso responsável das tecnologias de informação e comunicação.

Formação presencial

Essas ações a distância do projeto são complementadas com oficinas presenciais para divulgar o conhecimento sobre a geração interativa e propor aos pais e professores metodologias de trabalho para o uso responsável da Internet, do celular, da televisão e do videogame. No Brasil, está prevista a realização dessas oficinas no segundo semestre deste ano com a participação de todas as 93 escolas do Estado de São Paulo que responderam à pesquisa.