sábado, 19 de dezembro de 2009

EDUCADORES DA DER JABOTICABAL SÃO PREMIADOS PELA INTEL EDUCAR

PRÊMIO EM DOBRO

Parceria entre a Intel, a Fundação Bradesco e a Secretaria da Educação premiou os melhores projetos para integração de tecnologia na sala de aula.
Iniciativa já formou mais de 10.000 profissionais no Estado de São Paulo.
Cerimônia de Premiação aconteceu nesta quinta-feira (17) na Secretaria de Estado da Educação.


O Programa Intel Educar - iniciativa da Intel em parceria com a Fundação Bradesco e a Secretaria de Estado da Educação de São Paulo - realizou nesta quinta-feira a cerimônia de premiação do concurso oferecido para os professores da rede estadual de ensino que demonstraram os melhores projetos para a integração da tecnologia no planejamento e na execução das aulas. Entre os finalistas, estavam 91 professores coordenadores de oficinas pedagógicas de tecnologia e 38 professores mediadores de Diretorias de Ensino da Capital, Grande São Paulo e Interior.


"Inserir a tecnologia na sala de aula vai muito além da compra dos equipamentos", explica Fabio Tagnin, Diretor de Expansão de Mercado da Intel Brasil. "O professor, como peça vital do processo de ensino, deve ser devidamente formado para fazer o melhor uso da tecnologia e garantir que ela funcione como uma ferramenta eficaz no processo de formação do indivíduo".


O concurso premiou nesta quinta-feira (17) dezesseis educadores por seus trabalhos ao longo do ano. Entre eles a PCOP de Tecnologia da DER Jaboticabal, prof. Renata Ribeiro e o PCP da EE João Domingos Madeira, Prof. Vandrey Marques da Silva, que ganharam 1 câmera digital.



2º WORKSHOP DO PREVENÇÃO TAMBÉM SE ENSINA

“Uma cultura de PAZ. Respeitar a vida e a diversidade, rejeitar a violência, ouvir o outro para compreendê-lo, preservar o planeta, redescobrir a solidariedade, buscar equilíbrio nas relações de gênero e étnicas, fortalecer a democracia e os direitos humanos. Tudo isso faz parte da Cultura de Paz e Convivência.
Mas é importante ressaltar que a Cultura de Paz não significa a ausência de conflitos, mas sim a busca por solucioná-los através do diálogo, do entendimento e do respeito à diferença. Toda e qualquer ação cultural que seja fundamentada em uma atitude de compreensão é, em si mesma, um exercício de aceitação da diversidade cultural. Por isso, a disseminação dos valores da Cultura de Paz é imprescindível para que a sociedade possa construir um novo paradigma.
Motivados por uma temática de PAZ elaboramos o calendário de atividades do
Projeto Prevenção também se ensina para o ano de 2009. Os protagonistas REAIS de nosso trabalho são , nossos alunos, adolescentes, razão primeira de todos nós que trabalhamos com EDUCAÇÃO. Assim, foram selecionados dois alunos de cada escola para que pudessem se tornar multiplicadores de nosso projeto.
Divididos em dois grupos, reunidos em Bebedouro ou Jaboticabal, nos encontramos nesses últimos meses, Coordenadores, Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica, Supervisores e MULTIPLICADORES, a fim de construir um relacionamento de paz, sempre pautado pelo diálogo, cooperação, solidariedade, tolerância, igualdade e respeito.
Em nossa primeira reunião, nossos multiplicadores se apresentaram falando um pouco de si mesmos, mostrando como era o “MUNDO” de cada um deles.
Logo mais, produziram uma releitura de uma tela intitulada “Pandora”, personagem que possuía uma estranha caixa que nunca poderia ser aberta. Assim como a caixa da narrativa, entendemos a adolescência: caixinha de surpresas que muitas vezes provocam espanto. Porém, fica a certeza de que nossa função, pais e educadores, é abri-la, vasculhá-la, para que possamos entender um pouco mais sobre o universo adolescente.
Dentre nossas muitas ações, momentos de interação, em que o COOPERATIVISMO esteve presente.
Além disso, um dia dedicado não somente a pensar sobre a paz, mas sim a VIVENCIÁ-LA. Cada escola, a seu jeito, a sua maneira, encontrou uma forma muito particular de experienciar esse momento.
A leitura e a escrita permearam todo nosso trajeto. “Sobre as aves e os adolescentes”, do escritor Rubem Alves, Mitos de amor, Mito de Pandora, Cordel adolescente, o xente, Depois daquela viagem, de Valeria Piassa Polizzi são alguns dos textos lidos e interpretados em nossos encontros.
Oito mitos de amor: oito narrativas atemporais, histórias de ontem, de hoje, de sempre. O nosso trabalho foi fazer a adaptação que partiu de uma narrativa mitológica para se transformar em uma fotonovela, numa tentativa de buscar, na sua essência, aquilo que é atual, aquilo que faz parte da nossa vida e que também estava presente nos mitos. Com eles pudemos imaginar o quanto significaram essas histórias para as pessoas que as contaram e viveram segundo elas. Adaptação de linguagem significa transformar em uma outra linguagem daquela em que ele foi escrito. Como o exemplo de obras literárias que foram adaptadas para o cinema ou para a televisão. A fotonovela entrou nesse trabalho como uma forma de expressão dessa releitura.
Ainda percorrendo o universo dos relacionamentos humanos, houve um momento de “TROCA” especialmente enriquecedor. Nossos multiplicadores realizaram a leitura de obras de arte ( pinturas e esculturas) bastante significativas da cultura universal. Rodin, Brecheret, Picasso, foram visitados e explorados em sua essência. A partir daí, expressaram na argila suas emoções.
Enquanto isso, nossos Coordenadores se preparavam para a apresentação de uma peça teatral intitulada “ A cegonha quer mas não manda”. Os adolescentes apresentaram suas obras a eles, e nossos atores nos ensinaram um pouco mais sobre gravidez e prevenção.
O projeto Prevenção também se ensina, após um concurso entre as escolas, aqui em nossa Diretoria de ensino, foi batizado. “Acerte o alvo: Previna-se”.
“Eu te amo não diz tudo” foi o concurso literário elaborado por esta diretoria. Cartazes, contos, crônicas, poesias e mangás foram produzidos por nossos alunos. A primeira seleção aconteceu na própria escola. A segunda etapa aconteceu em nível de Diretoria.
O encerramento dessas ações aconteceu no dia 03/12/2009 no auditório da EE. Aurélio Arrôbas Martins com apresentação de teatro, dança, música, Exposição de trabalhos e premiação do concurso literário.






Equipe de Prevenção 2009.
Eliza Redondo Ferreira – Supervisora
Teresa Auxiliadora Ignacio – Supervisora
Adriana Aparecida de Sisto – PCOP Biologia
Liamara Pimenta Rocha da Silva – PCOP Ciências


FESTA NA DER JABOTICABAL

No dia 10/12,  a Diretoria de Ensino Região Jaboticabal promoveu um evento para homenagear escolas, alunos e gestores que, de alguma forma, se destacaram durante o ano de 2009, nos diversos projetos como: Virando Bixo, EPTV na Escola, Selo Escola Solidária, Prêmio Construindo a Nação, Prêmio Gestão, Parlamento Jovem, Processo Seletivo para Estagiários do Acessa Escola( 1º, 2º e 3º colocados), Concurso Intel Educar e as Olimpíadas de Química, Física, além da Olimpíada de Matemática 2008
A festa aconteceu no espaço do Buffet Izze e contou com a presença dos Diretores e Coordenadores das escolas, Professores Coordenadores da Oficina Pedagógica, da Dirigente de Ensino Substituta, Profª Rosane T.M. Cruz Oliveira, o Sargento Orlando Júnior (parceiro no Prêmio Construindo a Nação), e alunos, que foram acompanhados por seus pais.


A Diretoria de Ensino Região de Jaboticabal agradece às equipes escolares, alunos e familiares que elevam o nome de nossa região.




ALUNOS DO ACESSA ESCOLA RECEBEM MENÇÃO HONROSA

No último dia 10 de Dezembro a DER Jaboticabal organizou uma linda festa para homenagear alunos, professores e gestores que se destacaram em 2009. Entre eles, os três primeiros classificados no Processo Seletivo para Estagiários do Acessa Escola da região.


Louise da Silveira, da EE Abílio Manoel - Bebedouro - 1º lugar na Diretoria e 8º lugar no Estado


Marina Marciano da Silva - EE Anselmo Bispo dos Santos - Taiaçu - 2º lugar da DE e 16º lugar no Estado


Stephen Freitas Guarda - EE Cel. Benedito Ortiz - Taiúva - 3º lugar na região e 31º lugar no Estado


   

Prof. Rosane - dirigente substituta, Louise, Stephen, Prof. Renata - PCOP de Tecnologia, Prof. Marilda - Coordenadora da Oficina Pedagógica, Marina e as estagiárias universitárias do Acessa escola, Naiadi e Daiana.