quarta-feira, 10 de março de 2010

20 MILHÕES DE PESSOAS SERÃO VACINADAS CONTRA A GRIPE A H1N1

Cerca de 20 milhões de pessoas do Estado de São Paulo serão vacinadas contra a contra a gripe A H1N1, popularmente conhecida como gripe suína. O início da campanha ocorreu nesta segunda-feira, 8 de março, com a presença do governador José Serra e do secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata no CDL (Centro de Distribuição e Logística), na capital paulista.
Durante a primeira etapa da campanha serão vacinados 704,7 mil profissionais da área da saúde e 4,6 mil moradores de aldeias indígenas, e vai até o dia 19.

Os profissionais de saúde a serem vacinados são aqueles que trabalham em serviços de saúde, envolvidos diretamente na resposta à pandemia, em 6,4 mil serviços de saúde do Estado, público, privados e conveniados, entre hospitais, pronto-socorros, Unidades Básicas de Saúde, ambulatórios e unidades de Saúde da Família, entre outros.

Seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, deverão receber a vacina médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam em investigação epidemiológica.

A vacinação dos profissionais de saúde ocorrerá no próprio local de trabalho dos profissionais. A Secretaria irá encaminhar as doses aos municípios, que ficarão encarregados de organizar a campanha localmente. Já a imunização da população indígena será feita diretamente nas aldeias, em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

“Imunizar os profissionais de saúde é fundamental como medida de prevenção, já que esses trabalhadores lidam diretamente com pessoas doentes, algumas das quais podem adquirir e transmitir o vírus da nova gripe. Vamos aproveitar e também proteger a população das aldeias indígenas”, diz o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Etapas


A segunda fase da vacinação contra a nova gripe, que começa em 22 de março, incluirá as gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos de idade e os portadores de doenças crônicas, asmáticos graves, diabetes, pessoas imunodeprimidas, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros.

As gestantes poderão ser vacinadas entre 22 de março e 21 de maio. Já a vacinação para crianças de seis meses a dois anos e para os portadores de doenças crônicas terminará em 2 de abril.

Na terceira etapa da campanha, que ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril, será vacinada a população paulista de 20 a 29 anos de idade. E de 24 de abril a 7 de maio, quarta etapa da vacinação, receberão a vacina contra a gripe A H1N1 os idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal).

Na última etapa, de 10 a 21 de maio, a população-alvo será os adultos com idades entre 30 e 39 anos.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO (INFLUENZA A H1N1) Período de 08-03 a 07-05-2010

Etapas:


1ª 08/03 a 19/03
( 2 semanas) Trabalhadores de Serviços de Saúde
Indígenas

2ª a 4ª 22/03 a 07/05
( 7 semanas) Gestantes

2ª 22/03 a 02/04
(2 semanas) População de 6 meses a menor de 2 anos (1ª dose)
Doentes crônicos (em especial diabetes, doenças cardíacas, respiratórias hepáticas, renais, hematológicas, imunodepressão e obesidade grau III)

3ª 05/04 a 23/04
(2 semanas) População de 20 a 29 anos

4ª 24/04 a 07/05

(2 semanas) População maior de 60 com doença crônica
População de 6 meses a menor de 2 anos (2ª (dose)

5ª 10/05 a 21/05 População de 30 a 39 anos

CONCURSO INTERNACIONAL EDUCAREDE

Alunos, convide seu professor para participar

Compartilhe seu projeto com educadores e estudantes de vários países e ganhe prêmios

Professores e estudantes de todo o país que realizam projetos pedagógicos inovadores que utilizem as TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação) em suas escolas podem ter o seu trabalho reconhecido internacionalmente e ainda ganhar prêmios! São notebooks, table PC, jogos digitais multimídia, aparelho de MP4 e leitor de ebook para alunos e professores, além de lousas digitais e projetores para a escola a qual o premiado pertence.

Você executa projetos com esse perfil? Pois então, você e toda a comunidade escolar estão convidados a participar do Concurso InternacionalEducaRede, que carrega como pressupostos a promoção do uso pedagógico das TIC, o reconhecimento do esforço da comunidade escolar para introduzir as tecnologias nos processos de ensino aprendizagem e o compartilhamento de práticas inovadoras nas escolas entre professores e estudantes de várias partes do mundo. O concurso é uma iniciativa do Programa EducaRede da Espanha e um dos primeiros projetos do Portal Global EducaRede, que pretende reunir em um só ambiente virtual os oito países iberoamericanos onde o EducaRede atua.

As inscrições para o Concurso Internacional EducaRede podem ser realizadas de 8 de março a 16 de abril, mas antes disso recomendamos a leitura das bases do concurso com todas as regras (objetivo, modalidades, categorias, formação da equipe de trabalho, formatação e entrega dos trabalhos etc.), além da consulta de uma lista de perguntas e respostas sobre o concurso. Os participantes deverão desenvolver e enviar seus trabalhos até 21 de maio. Abaixo, um resumo com algumas informações:


Prazos para os participantes brasileiros


• Inscrições – 08 de março a 16 de abril
• Período de trabalho – 08 de março a 21 de maio
• Entrega dos trabalhos – até 21 de maio
• Divulgação dos resultados do júri – final de junho

As inscrições, somente online, devem ser realizadas no Portal Global EducaRede (Atenção: você deve se registrar no Portal Global EducaRede, clique aqui).



Premiação


São três prêmios por categoria e modalidade de participação, de forma que a escola, professores e alunos receberão um prêmio. Veja os detalhes da premiação na bases do concurso.


Modalidades


O Concurso Internacional EducaRede propõe a realização de trabalhos multimídia relacionados com temáticas do currículo escolar, em quatro diferentes modalidades de participação:

• Modalidade Web: realização de trabalhos curriculares em formato web.
• Modalidade Blog: trabalhos de conteúdo curricular elaborados na ferramenta de blog que o Portal Global EducaRede proporciona para o concurso.
• Modalidade Wiki: trabalhos de conteúdo curricular elaborados na ferramenta wiki que o Portal Global EducaRede proporciona para o concurso.
• Modalidade Experiências Didáticas: apresentação de uma experiência na qual o docente esteja utilizando, ou tenha utilizado, as tecnologias da informação e comunicação como veículo para o ensino de conteúdos curriculares.


Formas de Participação



Cada professor poderá ser responsável por dez grupos de trabalho, no máximo, independentemente das modalidades e categorias selecionadas. Por exemplo, um professor pode trabalhar com três grupos de Wiki, dois de Web, quatro de Blog e uma Experiência Didática. As possibilidades de participação são:

Docente sem alunos

Se o professor deseja participar do concurso sozinho (sem vínculo com grupos de estudantes ou outros professores), pode se inscrever na modalidade "Experiências Didáticas".

Docente com alunos

Os docentes que desejam realizar um trabalho com seus alunos podem cadastrar suas equipes de trabalho, desde que se cumpram os seguintes requisitos:
• Cada equipe de trabalho será formada por um número mínimo de 2 e máximo de 6 alunos, nas modalidades Web, Blog ou Wiki, e na categoria correspondente ao nível educativo e idades dos alunos.
• Todos os alunos da equipe devem pertencer ao mesmo nível educativo, podendo pertencer a classes diferentes.
• Um aluno não pode participar com o mesmo professor em duas equipes de trabalho. Por exemplo, se o professor se apresentar com uma equipe de 6 alunos na modalidade Blog, não pode se apresentar com esses mesmos alunos na modalidade Web. Portanto, cada aluno pode participar de vários grupos e em diferentes modalidades, desde que sejam liderados por professores diferentes.


Equipes de professores com alunos

Os professores que desejam participar em equipe com outro professor poderão fazê-lo em qualquer modalidade e categoria, exceto em Experiências Didáticas, desde que sejam respeitados os seguintes requisitos:
• Poderão ser formadas equipes de dois professores, que poderão pertencer a mesma escola ou cada um a uma escola diferente.
• Cada equipe de trabalho será formada pelo número mínimo de 2 e máximo de 6 alunos.
• A equipe deverá designar um professor responsável ou representante, que será o encarregado de realizar a inscrição do grupo no concurso, indicando os dados do outro professor com quem trabalhará, assim como os alunos associados à equipe. O responsável, além de gerenciar a inscrição do grupo, será o principal interlocutor entre a equipe e a organização do concurso e o encarregado de realizar a entrega ou a confirmação dos trabalhos para sua avaliação por parte do júri.
• Todos os alunos devem pertencer ao mesmo nível educativo, participar da mesma modalidade e desenvolver o mesmo conteúdo curricular.

Se professores de diferentes países desejarem participar em conjunto, poderão fazê-lo desde que se inscrevam no mesmo calendário organizativo do concurso e solicitem previamente por escrito à organização.