O Programa Acessa Escola avança cada vez mais em prol de seu maior objetivo, a disseminação da informação contida na rede, visando um contínuo processo de Inclusão Digital. Nesse contexto, no último dia 8 de novembro, 14.986 jovens do interior prestaram a prova de seleção para estagiários do Acessa.
Esse processo de seleção envolve uma gama enorme de escolas e cidades. Os números são impressionantes. Os estagiários aprovados serão direcionados para trabalhar em 1.041 escolas, localizadas em 406 municípios diferentes, contidos nas seguintes Diretorias de Ensino:
Adamantina; Andradina; Apiaí; Araçatuba; Assis; Barretos; Bauru; Birigui; Caraguatatuba; Catanduva; Fernandópolis; Franca; Guaratinguetá; Itapeva; Itararé; Jaboticabal; Jales; José Bonifacio; Lins; Marília; Miracatu; Mirante do Paranapanema; Ourinhos; Penápolis; Pindamonhangaba; Piraju; Presidente Prudente; Registro; Santo Anastácio; São Joaquim da Barra; São José do Rio Preto; Sertãozinho; Taquaritinga; Taubaté; Tupã e Votuporanga.
As provas foram compostas por trinta questões de múltipla escolha, com cinco alternativas, sendo apenas uma a correta. Língua portuguesa, conhecimentos matemáticos, conhecimentos básicos de informática/Internet e conhecimentos gerais, fizeram parte do conteúdo requisitado. O tempo máximo para a realização da prova foi de três horas (das 13h às 16h).
A Diretoria de Ensino de Ourinhos absorve treze municípios da região, com um total de 31 escolas. 380 alunos se inscreveram para o processo de seleção dos novos estagiários do Programa. Lucilene Silvestre, Professora Coordenadora da Oficina Pedagógica da DE, destacou as escolas com mais inscritos, além de contar um pouco sobre o dia da prova.
“A EE Miguel Prianti, do município de Bernardino de Campos, a EE Dr. Ernesto Fonseca, do município de Chavantes, e a EE José Augusto de Oliveira, aqui de Ourinhos mesmo, foram as que tiveram mais inscritos, em média, 20 alunos. E a prova ocorreu sem maiores problemas. Os alunos chegaram cedo, mais de uma hora antes do início da prova e, às 15h30min, a maioria já havia terminado”, disse.
A PCOP de Ourinhos ainda fala sobre a importância do Acessa Escola para as escolas, alunos, professores e todos que irão usufruir do Programa.
“Trabalho na Diretoria de Ensino desde 2000. Em 2003, começamos a incluir nas salas de informática, o aluno monitor. Vimos que os professores ficaram mais seguros em usar, o andamento das salas de informática melhorou. Mas como eles não eram remunerados, saiam quando surgisse qualquer trabalho. Agora, com os estagiários remunerados, o processo de tecnologia na educação se fecha. Há uma valorização’’.
Já a Diretoria de Ensino de Jaboticabal absorve vinte e oito escolas em sua estrutura. Dez cidades da região são representadas: Bebedouro, Guariba, Guatapará, Jaboticabal, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Pradópolis, Taiúva, Taiaçu e Taquaral. Renata Ribeiro, Professora Coordenadora de Tecnlogia, Supervisora do Acessa Escola da DE, conta mais sobre a participação dos alunos no processo de seleção.
“Tivemos 419 alunos que fizeram a prova. Como temos dez cidades em nossa DE, montamos dois pólos principais para a realização das provas, Jaboticabal e Bebedouro. Foram ao todo 12 salas e não tivemos problemas. Foi tudo tranquilo e os alunos respeitaram o tempo limite para terminar a prova”, afirmou.
E a importância do Acessa Escola? Claro, Renata também expôs sua opinião. “O Programa vem de encontro a tudo que eu sempre quis, ou seja, uma sala com computadores organizada, com alguém orientando os professores quando forem lá. Vejo o Programa muito bem estruturado, parece que foi pensado em tudo. Estou muito otimista, não vejo a hora que comece”, contou.
O gabarito da prova já está disponível no site da Fundap Clique aqui para baixá-lo. No dia 25/11, também no site da Fundap e no Diário Oficial, será divulgada a relação dos candidatos classificados.