segunda-feira, 26 de abril de 2010

COMUNICADO IMPORTANTE

DEVIDO A PROBLEMAS TÉCNICOS, DESDE A ÚLTIMA TERÇA-FEIRA, DIA 20/04, OS TELEFONES DA DIRETORIA DE ENSINO DE JABOTICABAL NÃO ESTÃO FUNCIONANDO. A ASSISTÊNCIA TÉCNICA JÁ FOI ACIONADA MAS O PROBLEMA AINDA NÃO FOI RESOLVIDO. PEDIMOS DESCULPAS PELO TRANSTORNO QUE ESSE PROBLEMA VEM CAUSANDO.

terça-feira, 20 de abril de 2010

ESCOLAS COMEMORAM DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Dia 22 de março de 2010 a EE Gustavo Fernando Kuhlmann esteve em festa, com belíssimas apresentações em comemoração ao Dia Mundial da Água.
• Apresentação da aluna Natália Priscila Ruffo vencedora do concurso “Mascote da Escola”
• Produção de Texto e vídeo: André e a Água – Uma história de preservação por alunos da EJA;
• Pagode da água – paródia da canção “A Batucada te pegou” – grupo Sou Muleke – alunos do 2º ano da EJA;
• Dança pelos alunos do 1º ano Ensino Médio música: “súplica cearense” (Rappa);
• Encenação Teatral – alunos do 3º ano do Ensino Médio;
• Cartazes e jogral: “Água – Fonte de Vida”, 5ª série Ensino fundamental.

Confira aqui:


Produção de Texto e Vídeo:


“André e a Água”

(Uma história de preservação)



Público Alvo: Alunos da EJA

(Educação de Jovens e Adultos)

Orientadoras:

Profª Lúcia Helena Orloski Morales

Disciplina: Artes

Profª Ms. Cassia Maria Davanço

Disciplina: Língua Portuguesa

Profª Ana Paula Hadrich

Disciplina: Inglês

ANDRÉ E A ÁGUA



Em uma fazenda morava um rapaz que se chamava André. Ele se levantava todos os dias ao nascer do sol para trabalhar e percorria suas plantações para ver se estava tudo bem.

Regava as plantações e sempre deixava a torneira aberta, não se incomodando com o desperdício da água.

Tomava banho demorado, escovava os dentes e lavava a louça com a torneira aberta, não se importando em economizar a preciosa água.

Um belo dia, o rio começou a diminuir e foi assim até que toda água acabou.

Com o sol escaldante, tudo o que tinha vida morreu, inclusive o rapaz. Assim seria o fim.

Mas como estamos contando uma história, resolvemos dar uma chance para André, que acordou assustado e percebeu que tudo era um pesadelo. Não passou de um pesadelo.

Depois desse dia André passou a valorizar o maior bem da humanidade.


VEJA A ANIMAÇÃO:



A EE Constante Ometto, de Pradópolis, também realizou várias atividades no Dia Mundial da Água. Confira:

quinta-feira, 15 de abril de 2010

EPTV RIBEIRÃO PRESTIGIA MAIS UMA ESCOLA DA DER JABOTICABAL

Esteve presente no último dia 11 de abril, domingo, nas dependências da EE. Jardim Souza Lima, em Bebedouro, jurisdicionada à Diretoria Regional de Ensino de Jaboticabal, a equipe de reportagem da EPTV Ribeirão Preto prestigiando a apresentação do Grupo de Dança Evolution, tendo como coreógrafo responsável o voluntário e ex-aluno MARCOS ALBERTO DE SOUZA TAVARES.
A equipe gestora, através da diretora de escola Dulce Elisa Barbosa Berti Peres, o vice-diretor José Varrichio Junior e as coordenadoras pedagógicas Eloisa e Fernanda, recepcionaram todos os presentes.
Tal reportagem se deve ao fato do GRUPO DE DANÇA este mês comemorar 6 anos de história repleta de conqui stas e grandes realizações. Foi no dia 15 de abril de 2004 na entidade CEFA, que atende crianças carentes do bairro, que tudo começou. Com apenas 5 garotos e uma simples coreografia nasceu a idéia de abrir mais vagas para jovens da comunidade local.
Em 2005 o projeto ganhou força, pois foi implantado junto a EE. Jardim Souza Lima e passou a atender mais de 40 jovens. Em 2006 foi um ano de mudanças, pois o projeto foi reconhecido pela Prefeitura Municipal de Bebedouro, através do Departamento Municipal de Educação e Cultura. O grupo tem participado de eventos realizados na escola e de festivais de dança em Bebedouro e região, conquistando importantes vitórias.

Assista aqui a reportagem exibida no dia 13 de abril, no Jornal Regional.
Baixe o Adobe Flash Player


A equipe gestora agradece o empenho de todos os alunos do grupo e a divulgação da reportagem pela EPTV Ribeirão.



quarta-feira, 14 de abril de 2010

CAIR E SE REERGUER


MAINARDI, Elana, 13 anos, 7ª série “B”
EE. Profª D. Aurora Ferraz Vianna dos Santos
Jaboticabal – SP.
Prof. Paulo Sérgio Buzolli



Lembro-me de meu

primeiro tombo de bicicleta.

Foi uma droga,

Tentei andar sem as mãos

antes do tempo, sabe.

Mal tinha saído das rodinhas

e já queria fazer graça.

Aquela história de criança

de querer provar que cresceu.

Mas, serviu de lição.

Porque você entende que

é preciso cair e se reerguer,

e nessa eu aprendi que tudo

tem seu tempo.

Não adianta você tentar

dar um passo maior que o outro.

Foi com vários tombos que fui

entendendo que fracasso

não é cair e sim não se levantar.

O certo e o errado depende de

como você os vê.

Tudo tem sua hora,

sua felicidade

está bem aí.

Mas não se pode apressá-la, afinal,

você ainda está saindo das rodinhas.

Ah, como isso é bizarro.

As coisas do passado

usamos para construir o futuro.

Então tenha calma, aprenda com

as rodinhas primeiro,

e se cair,

não se desespere,

um dia você poderá

até empinar.

terça-feira, 6 de abril de 2010

FormAção pela Escola na DER Jaboticabal

No último dia 31 de Março teve início a 1ª turma do curso FormAção Pela Escola na DER Jaboticabal. Orientados pela PCOP de Tecnologia, Renata Ribeiro, 40 cursistas, integrantes das comunidades escolares das escolas públicas estaduais e municipais de Jaboticabal, participaram do 1ª encontro presencial que aconteceu no Salão Nobre da EE Aurélio Arrobas Martins.

O FormAção pela Escola é um programa de formação continuada, na modalidade a distância, que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da atuação das pessoas envolvidas com execução, acompanhamento, avaliação, controle e prestação de contas de programas do FNDE

Uma Formação pela Cidadania

O curso é uma parceria entre o FNDE e a Seed, promove capacitação a distância com dois encontros presenciais (aulas inicial e final), nos quais os participantes tomam conhecimento dos detalhes da execução das ações e programas do FNDE. No encerramento do curso, os alunos apresentam um trabalho com suas experiências.
Com o FormAção pela Escola será formada uma rede de cidadãos, voltada para a gestão e o controle social dos recursos públicos destinados à educação e aplicados pelos programas do FNDE em todo o território nacional.
O curso FormAção pela Escola está organizado em cinco módulos: Competências Básicas, PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), PNATE (Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar), PLI (Programa do Livro), PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) , sendo 6 horas presenciais e 34 horas à distância. O Módulo de Competências Básicas é cursado por todos os participantes. Já os módulos temáticos serão escolhidos pelos cursistas, conforme o interesse de cada um e as condições de oferta.



FORMAÇÃO PARA COORDENADORES NA DER JABOTICABAL

AVALIAÇÃO SERÁ O TEMA DA FORMAÇÃO PARA PCs EM 2010

No último dia 19 de Março, realizou-se, na DER Jaboticabal, o 1º encontro para formação de Professores Coordenadores, com o tema “Avaliação.

A ação surgiu após levantamento das maiores dificuldades encontradas pelos coordenadores na realização de suas tarefas nas escolas. A PCOP de Ciências Humanas, Valéria Zeviani, com a ajuda dos demais PCOPs da Oficina Pedagógica esse tema norteará as Orientações Técnicas de Formação para PCs que acontecerão todos os meses, durante este ano

Em 2009, o tema trabalhado foi “Projeto Político Pedagógico”, por isso logo após a fala da Dirigente de Ensino e da apresentação das ações da Oficina Pedagógica para 2010, a PCOP Valéria fez uma retomada sobre o PPP, destacando o papel da avaliação na aprendizagem, bem como a importância de se colocar em prática, os conceitos e teorias referentes à avaliação, presentes no documento.

O assunto do próximo encontro, previsto para Abril, será “A Avaliação Diagnóstica”.

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Água, essa causa é nossa!


O dia mundial da água (22 de março) foi destaque na escola Zacharias por meio de eventos que envolveram equipe escolar e comunidade.
O salão nobre da escola foi palco de exposição e apresentação de trabalhos ,como cartazes, painéis ilustrativos, maquetes elaboradas por alunos do ensino fundamental e médio, entrevista com representantes da SABESP local, atividades práticas relativas à qualidade da água que usamos e desperdício em nossas casas, pesquisa sobre o Aqüífero Guarani e doenças transmitida pela água ou cujo vetor de transmissão dela depende para completar seu ciclo de vida,como por exemplo a dengue, onde um grupo de alunos caracterizados de mosquito Aedes motivou muito o público presente.O tema foi trabalhado em classe ao longo da semana através da projeção de filmes e uma esclarecedora palestra com profissional da SABESP no dia 24/03 finalizou o trabalho da equipe empenhada no uso consciente desse precioso líquido.