quinta-feira, 14 de outubro de 2010

ALUNO DE TAQUARAL FICA EM 1º LUGAR NA CLASSIFICAÇÃO DO ACESSA ESCOLA 2010

No último dia 26 de setembro, alunos do Ensino Médio, das escolas públicas do Estado de São Paulo, participaram da prova do processo seletivo ao Estágio do Programa Acessa Escola.

Na DE Jaboticabal 90 jovens, de 15 escolas fizeram a prova e o aluno Renan Henrique Leão, da EE Dr. Elysio de Castro, de Taquaral, foi o primeiro classificado em nível de Estado, concorrendo com mais de 6.000 alunos

A Diretoria de Ensino parabeniza o aluno, sua família, professores, equipe gestora e funcionários da EE Dr. Elysio de Castro pela excelente classificação de Renan.

São alunos como o Renan que faz com que acreditemos sempre na escola pública!

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

INFORMÁTICA EDUCACIONAL E INCLUSÃO

PCOP de Tecnologia da DER Jaboticabal integra grupo responsável pela implantação do programa de Tecnologia Educacional voltada aos alunos com necessidades especiais

Considerando a importância do uso das diversas tecnologias por pessoas com necessidades especiais, foi criada uma parceria entre o CAPE (Centro de Apoio Pedagógico Especializado) e a Assessoria de Tecnologia na Educação, representada pela Silene, Tony e Gama, com o objetivo de possibilitar a todos alunos da rede estadual de ensino, com algum tipo de deficiência física ou mental, a utilizarem as diversas tecnologias disponíveis nas escolas.
Para isso, formou-se uma equipe de especialistas do CAPE, especialistas em Tecnologia Educacional da SEE e professores com deficiência visual, usuários de tecnologia, com o intuito de preparar toda a rede de ensino para esse trabalho de inclusão.
Em Julho, somou-se a esse grupo 10 PCOPs de Tecnologia de diversas Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo, entre eles a PCOP da DER Jaboticabal, Renata Ribeiro. Depois de muito estudo e trabalho, o grupo elaborou a Orientação Técnica “Avaliando e Implantando a Informática Educacional nos Ambientes de Educação Especial” voltada a todos os PCOPs de Tecnologia da rede.
O encontro aconteceu nos dias 06, 07 e 08 de Outubro,
no Hotel Monte Real Resort, em Águas de Lindóia, onde, além de apresentarem aos PCOPs os sistemas Dosvox (para pessoas com deficiência visual), Motrix e Microfênix (para pessoas com deficiências físicas), foram realizadas atividades e dinâmicas visando o preparo emocional dos participantes.
Na abertura, estiveram presentes a Prof. Valéria, coordenadora da CENP e prof. Elisabeth, coordenadora do CAPE, que falaram sobre a importância da inclusão digital dos alunos da rede estadual, portadores de deficiência. Entre várias ações, destaca-se, a implantação do programa Dosvox nas salas do Acessa Escola e o fornecimento de notebooks para serem utilizados pelos alunos que frequentam salas regulares.
Os professores Nelson, Danilo e Tânia, portadores de deficiência visual, falaram sobre a contextualização do mundo do deficiente e as possibilidades de superação, além de, com seus depoimentos, desmistificarem a relação com o deficiente (dó, medo, fragilidade), lembrando que qualquer um de nós pode, a qualquer momento, adquirir uma deficiência, seja por uma doença ou por um acidente, por exemplo.
A presença dos três professores durante todo o encontro foi de fundamental importância para que todos percebessem o quanto a tecnologia pode ajudar e facilitar a vida de pessoas com necessidades especiais.
Ao final da O.T, a prof. Silene, da Assessoria de Tecnologia na Educação, apresentou as próximas ações, que acontecerão em parceria com o PCOP de Educação Especial de cada uma das Diretoria de Ensino para a apresentação do programa e sensibilização de todos os PCOPs do currículo, supervisão, diretores de escolas e estagiários das salas do Acessa Escola, visando facilitar a inserção dos alunos com necessidades especiais da rede estadual de ensino, no mundo das tecnologias.