Para que os estudantes de EJA aprendam a ler e a escrever, é preciso respeitar algumas especificidades e acionar quatro situações didáticas
O processo de alfabetização das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) está ancorado em práticas indispensáveis de leitura e escrita que também são desenvolvidas com as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Isso não quer dizer que o professor vá trabalhar lançando mão dos mesmos materiais e estratégias com públicos tão distintos. Não faz sentido. Esse é, inclusive, um dos motivos que levam os mais velhos a fracassar e abandonar a escola (leia abaixo os depoimentos de três alunos dessa modalidade).
Embora exista uma variedade considerável de bons materiais organizados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelas secretarias estaduais e municipais do país (disponíveis gratuitamente na internet), muitos educadores ainda recorrem aos livros usados pela criançada. Um dos motivos é a falta de formação específica. A maioria das faculdades de Pedagogia negligencia a EJA e não prepara os educadores para lidar com as especificidades da modalidade. Estudo encomendado por NOVA ESCOLA à Fundação Carlos Chagas no ano passado aponta que lecionar para jovens e adultos é um fato abordado somente em 1,5% das disciplinas do currículo de Pedagogia.
Joel dos Santos, Geralda Lourenço e Manoel Pinheiro
Fotos: Tatiana Reis e Jarbas Oliveira
Adoro ir à biblioteca da escola. Atualmente, estou lendo obras que falam sobre a música brasileira."
Joel dos Santos, 30 anos, aluno do Colégio Santa Cruz, na capital paulista
"Quando a professora escreve o que os alunos ditam, aprendemos como as palavras são escritas."
Geralda Lourenço, 67 anos, aluna do Centro Educacional Sesc Ler, em Quixeramobim, CE
"Gosto das aulas em que a professora lê para a turma porque aprendo coisas sobre o mundo."
Manoel Pinheiro, 82 anos, aluno do Centro Educacional Sesc Ler, em Quixeramobim, CE
Que bacana! Esta era a forma que meu velho pai tinha para expressar sua admiração por algo que gostasse muito, e é assim que achei a forma de admirar seu trabalho. Acho que você foi muito feliz neste blog. Com sua permissão, vou repassar este link no ambiente do Blue Control Web, para que nossos estagiários aqui da Leste 3 repassem aos professores. Tem muitas coisas interessantes, principalmente as dicas da Nova Escola com jogos educativos para os alunos e para os diretores, a matéria sobre um ambiente saudável foi 10! Parabéns, minha querida, valeu!
ResponderExcluirPS. desculpe fazer um comentário geral nesta matéria, não encontrei um lugar para comentar o blog todo.
Bjs, Gildete
Gil, muito obrigada por suas palavras. Fico feliz em saber que gostou da idéia e de que era utilizá-la. Fique à vontade.....Bjs...saudades
ResponderExcluir